::Waldemiro Salomão Neto::

Ainda que seja difícil ter esperanças num mundo melhor no delicado momento de dor em que vivemos, é preciso crer que o equilíbrio e o respeito ao outro, à verdade e à Justiça preponderarão sobre a irracionalidade, as mentiras e à falta de humildade do médico.

A concepção, que um fato tem várias interpretações; da verbalização dos médicos de que não é DEUS, se levadas ao extremo, porém pode conduzir à idéia de que todos podem agir sempre de acordo com o “corporativista” modo de ver e pensar, independente das leis e das regras sociais.

Não se pode considerar que todas as versões de um fato são igualmente válidas. É correto e necessário que todos tenham preservado seu direito de expressão e interpretação. Coisa bem diversa é afirmar que a verdade, portanto, não existe. As interpretações e percepções são diversas. O fato não!...

O erro existe. Há de se distinguir o fato da sua percepção ou interpretação. O ser humano precisa de algumas regras, certezas e valores para poder viver minimamente em sociedade. Se o médico errou. Se o médico matou. Esse é o fato. A discussão sobre as causas é outra questão, referente à qualidade da pena a ser imputada. Se o médico erra e não admite, mesmo existindo provas contundentes, não adianta dizer ”Não sou Deus”- isso não elimina o ato ilegal.

A análise das atenuantes ou das condições específicas que levaram à prática, e ao desfecho desse ou daquele ato não pode obscurecer nem desmentir a realidade do fato!

Em nome de uma classe corporativista onde todos sabem e se calam, mesmo sabendo que erros continuam sendo cometidos por inadequação de técnicas e por falta de humildade do profissional médico em saber que o seu limite de entendimento só chegou até ali pôde tirar a liberdade, os direitos, a vida de uma pessoa , do meu filho Miro , duramente conquistados.

Meu querido filho:

"Você passou por nós;
Não foi só, nem nos deixou sós.
Deixou um pouco de si;
Levou um pouco de nós.”

Chafiha Felippe Jabour Salomão e Waldemiro Salomão Júnior - os pais...

 

Home | O que é | O que fazer | Casos | Artigos | Álbum | Leis
2005 - 2016 - erromedico.org - Direitos Autorais Reservados - Webmaster: Vanderlei Oliveira